NOSSA CIDADE / PRATO TÍPICO - LEITOA NO TACHO

Conheça a História do Prato Típico do Nosso Município

O prato típico de Lobato surgiu em um dos tradicionais encontros de amigos no ano de 1985. Neste encontro a carne de porco estava congelada, e para prepará-la mais rapidamente, o cozinheiro começou a fervê-la num tacho junto com os temperos. O procedimento improvisado fez com que a carne adquirisse uma maciez incomparável e um gosto especial. Para incrementar o prato, adicionaram a mandioca como acompanhamento, que se tornou algo muito especial, pois é fervida na água escorrida da carne e absorve o mesmo tempero.

     O novo prato foi ficando famoso, onde havia uma reunião de amigos, a Leitoa no Tacho era escolhida. Assim, começou a ser servida em festas do Município. A equipe de cozinheiros foi chamada a prepará-la em Curitiba, Maringá, Colorado e outras cidades da região. Assim, a cidade de Lobato adotou a Leitoa no Tacho como prato típico do município, instituído pela lei municipal 695/97, de 02 de outubro de 1997.

     A partir do ano de 1999 o Município adotou a Leitoa no Tacho como festa oficial do Aniversário de Lobato comemorado no dia 31 de julho, tendo à festa a duração de um final de semana. Devido o sucesso, a festa está incluída no calendário de Eventos do Estado do Paraná.

Porção da Leitoa no Tacho

Galeria de Vídeos

Historia do Prato Tipico de Lobato - Leitoa no Tacho


HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-Feira: das 08:00h às 12:00h - 14:00h às 17:00h